*** Minas Gerais ***

Minas das Lindas Montanhas...

Minas das Lindas Montanhas...
O Estado de Minas Gerais

Yahweh El Shaddai

Jesus Cristo Yeshua O Salvador

Jesus Cristo Yeshua O Salvador

A Beleza Feminina

Anna Luciano Pereira Gouthier Empresaria e Escritora Mineira

Trecho do livro Pindorama & Antigas Trilhas Humanas: 
 “O país que conhecemos como Brasil teve muitos nomes ao longo do tempo, mas infelizmente eu não consegui descobrir como ele era chamado pelo povo Krenac. , que aí vive desde 15000 AC. Seus descendentes ainda habitam várias partes do país, incluindo a Bacia Amazônica, o Planalto Central e Minas Gerais, de onde eu sou. Alguns desses indígenas, contudo, não falam mais a sua língua materna, uma vez que as circunstâncias forçaram-nos a aprender o Português. O restante vive em áreas praticamente isoladas, e temos pouco contato com eles. Em aproximadamente 3000 AC, as tribos Tupi fizeram suas incursões ao interior do país e, felizmente, o Tupi moderno ainda é falado em algumas nações da América do Sul. Eles deram à sua terra, agora nossa, o nome de Pindorama. No ano de 1500 AC, quando os Portugueses a invadiram, os seus novos territórios passaram por uma série de denominações, como, por exemplo, Ilha de Vera Cruz, nome mudado rapidamente para Terra de Santa Cruz ainda em 1500, quando se deram conta do seu grande erro – não se tratava exatamente de uma ilha. Mas, uma vez de volta à Europa, alguns se referiram à descoberta como a Terra dos Papagaios. Cinquenta anos depois, após o período no qual Fernando de Noronha arrendou a região para a exploração de pau-brasil, os europeus foram aos poucos modificando o nome dado à terra de onde extraíam tanta riqueza vegetal para a terra do pau-brasil. E, assim, na época do primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, a colônia do sul havia se tornado a Terra do Brasil.

Em linguística étnica, endonimos e exonimos são os nomes de habitats dado por seus grupos étnicos ou por forasteiros. Assim, a terra do Brasil foi um exonimo, e Pindorama foi um endonimo do gigante continental. Pindorama permaneceu o endonimo do país para uma grande parcela da população de sangue indígena e misturado até pelo menos os anos 1750, quando Pombal, Ministro Português, decidiu que Tupi não poderia mais ser usado em escolas e que seria permitido apenas Português. O nome da Pindo-rama nos leva a pensar de seus componentes. Rama ou Ram é o sétimo avatar do Deus Vishnu no hinduísmo, e do rei de Ayodhya nas escrituras dos hindus. Junto com Krishna, o oitavo avatar, Rama é considerado um dos avatares mais significativos Vishnu que em poucas seitas Rama-centradas, é considerado o Ser Supremo, em vez de um avatar. Antes de analisar 'Pindo' vamos dar uma olhada na palavra panorama, para uma origem adicional para Ram ou Pan. Este termo é formado a partir de 'πᾶν' em grego, significando 'tudo' + 'ὅραμα' para 'visão', e também significa uma visão grande-angular ou representação de um espaço físico. A palavra foi originalmente cunhada no século 18 pelo pintor irlandês Robert Barker para descrever suas pinturas panorâmicas de Edimburgo e Londres. Na fotografia panorâmica refere-se à rotação horizontal de uma câmera fotográfica, e câmeras de vídeo pan-girando horizontalmente sobre um eixo vertical. Como conclusão 'rama', além de ser uma divindade hindu, também poderia implicar visão ampla, tudo se vê nas grandes extensões de terra, ou poderia se referir à divindade de todo o mundo.
Enquanto isso, o Pindo, o butiazeiro, é uma planta durável e resistente que suporta grandes variedades de temperatura, de mais de 50 a menos 10 graus centígrados. O tronco pesado é protegido por uma cobertura de folhas rodeado por espinhos, de uma quantidade igual de ambos os lados de cada fronde. Pode ser facilmente reconhecida por sua copa arredondada de verde escuro e folhas graciosas que se curvam ao vento forte. No verão, oferece alimento com a aparição de cachos pesados de fruta amarela do tamanho de jabuticabas. Essa palmeira tem crescimento muito lento e chega até quatro ou mais metros de altura, e tem evoluído para resistir e sobreviver. Muitas vezes, cercado por outros tipos de palmeiras, tem o nome botânico do Butia Capitale, da família Arecaceae. "Butiá" é uma corrupção Português de um termo indígena que significa espinhoso ou espetado, e 'Capitata' é uma palavra latina que significa 'com uma cabeça densa’ referindo-se aos cabeças de sementes dentro do fruto. Por último, Pindo é também o nome de uma cidade no sul do Brasil, que é cercada por Pindo palmas. O seu habitat original foi sempre foram as pastagens, florestas secas e savanas da América do Sul. O sabor do fruto pode variar dependendo das condições do solo, mas é algo como uma mistura de abacaxi, nectarina ou banana com um toque picante a ele, mas também é muito fibroso e resistente para comer e não é muito divertido para as crianças locais que em breve preferem deixá-los para os macacos, pássaros e cobras. O fruto Pindo, chamado localmente de "coquinho" contém uma boa quantidade de pectina, o que o faz produzir um licor turvo, mas também é usado para fazer sobremesas e doces. Algumas pessoas podem engolir a fibra sem problemas, mas outros podem não se saem tão bem. A regra para os nativos é, como sempre, nunca comer muito de qualquer coisa ou você pagará por isso em breve. Então mastigar da fruta e cuspir a fibra é uma prática aceita, como, aliás, é para o nossa muito amada Jabuticaba. O núcleo do coquinho Pindo também é comestível para os seres humanos e animais, mas se alguma vez mastigados ou rachados não devem ser cuspido na vizinhança de uma palma ou vai mata-la. As maravilhas da natureza ... A.L.P. Gouthier,
” Serviço Pindorama & Antigas Trilhas Humanas Anna L P Gouthier Não-ficção, 432 páginas, impressão colorida; Anastasia Publications / Legraphar, Ouro Preto Através de escritório de Anastasia Creations, em BH, enviamos livros com impressão colorida, 437 páginas, em português ou em inglês. Favor contatar-nos por Email: alpgouthier@dayrell.com.br ou 
Por WhatsUp: +55 319 9192 0841 Preço: R$ 70 + frete para copias em português; e R$75 + frete para copias da edição original inglesa.


Brasileira e Britânica, nascida em Belo Horizonte, Brasil, que vive atualmente em Londres e no Rio de Janeiro. Anna Lúcia Pereira Gouthier é administradora de empresas por formação, pela universidade de Boston, e assim ganha sua vida; é também escritora, no seu tempo livre, em português e em inglês.
Veja Anna Lúcia em Sua Meninice:
http://guiacomerciallagoadaprata.blogspot.com.br/p/ha-uma-memoria-minha-de-uma-ocasiao-que.html

Nenhum comentário: